Após pegadinha na internet Inea vai proteger a Pedra do Telégrafo em Guaratiba
O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou no início do mês, uma ação de ordenamento de uso público na Pedra do Telégrafo, em Guaratiba, que tem sido alvo de intensa visitação após a divulgação de selfies em redes sociais, que deram a falsa impressão, devido a um efeito de ilusão de ótica, que as pessoas estavam penduradas a uma grande altura – embora estivessem em segurança em cima da pedra -. O aumento do número de visitantes, gerou problemas como o acesso indevido de motocicletas e até pichações na pedra.
Como a área também faz parte do Parque Natural Municipal de Grumari, será feita uma ação conjunta. Os agentes vão instalar placas, dormentes e cantoneiras para impedir o acesso de motocicletas à Pedra do Telégrafo, além de retirar pichações e fazer o manejo e manutenção da trilha. As placas terão orientações para os visitantes sobre a conduta adequada em áreas protegidas.
Com apoio da Unidade Policiamento Ambiental (Upam) do parque, também será feita uma operação na Praia do Perigoso, que é parte do Parque Natural Municipal de Grumari, para coibir campings irregulares.
De acordo com o chefe do parque, Andrei Veiga, a ação faz parte da Operação Verão do Parque Estadual da Pedra Branca e conta com apoio do Mosaico Carioca de Unidades de Conservação. A operação terá ações contínuas, todos os finais de semana, para o ordenamento da visitação na unidade.
– Queremos também contar com o apoio de moradores para estas ações, que têm o objetivo de promover uma visitação adequada, sem prejuízos à biodiversidade e aos atrativos naturais do parque – disse Andrei Veiga.