- Homem é preso danificando estação do BRT em Santa Cruz
- Assaí abre 2ª Loja no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro
- Prefeitura inicia neste sábado Operação Verão na Prainha e em Grumari, na Zona Oeste
- O Presidente Lee de Shincheonji Apresenta Evidências do Cumprimento do Apocalipse para 200 Pastores
- Evento teste marcou a volta do Teatro Arthur Azevedo em Campo Grande
Educação Especial: vereador Zico pede uma unidade do IHA – Instituto Helena Antipoff em Campo Grande
Em discurso na Tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (27.06), o vereador Zico se referiu a lei de sua autoria que definiu os 22 bairros da Zona Oeste, a Raiz, lembrando o aumento significativo do volume de investimento hora realizado na região, corrigindo o passado, quando os investimentos eram anunciados como feitos na Zona Oeste mas na verdade eram feitos na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirante e Jacarepaguá. Nesse contexto, o vereador anunciou que pediu ao prefeito uma unidade do IHA – Instituto Helena Antipoff em Campo Grande, visto que os investimentos em educação feitos em outras regiões são significantes.
“A rede municipal já conta com o Centro de Referência em Educação Especial, Instituto Helena Antipoff (IHA), no Maracanã, na Zona Norte do Rio. Responsável pela educação especial, o IHA tem, como objetivo principal, capacitar professores de educação especial e coordenar o ensino no segmento, o instituto desenvolve oficinas e atividades extras com os alunos da rede, fora do horário escolar. O instituto é referência no Rio e no Brasil, mostrando como temos instrumentos de vanguarda na nossa cidade; contudo, o aumento de matrículas sinaliza que esse instrumento importante para a educação especial não pode ficar somente baseado na Zona Norte. Esse modelo de atendimento deve ser levado para a Zona Oeste, precisamente em Campo Grande.
Por que em Campo Grande? Primeiro, por ser centralizada para as regiões educacionais da Zona Oeste, o que possibilitará ao aluno e à sua família a oferta de oficinas como ocorre no Maracanã, trazendo o conforto da redução do deslocamento dos moradores da região para outras. Além disso, potencializará a formação dos nossos professores e das escolas da região.
A implantação do IHA na Zona Oeste, a Zona Oeste raiz, como eu falo, vai trazer mais um instrumento para a melhoria na educação especial, no que diz respeito ao atendimento aos alunos e às famílias, assim como na formação dos docentes da nossa região. Tal como os mediadores e os demais recursos tecnológicos, a implantação do instituto trará ganhos para as famílias e escolas. A Zona Oeste raiz do Rio de Janeiro precisa do IHA.
Já conversei com o Secretário de Educação, Renan Ferreirinha, ele concorda e apoia essa ida do IHA para a Zona Oeste, para Campo Grande. Conversei também com o Prefeito Eduardo Paes, ele também concorda, o mais rápido possível vamos ter notícia boa para a nossa Zona Oeste raiz na educação especial “, afirmou Zico.