Grupo Artístico participa da celebração dos 12 anos do Terreiro de Crioulo em Realengo
O grupo artístico “Corpo, Voz e Tambor”, orientado pelo prof. Eduardo Prestes Massena no Campus Colégio Pedro II Realengo II, vinculado ao Programa de Iniciação Artística e Cultural 2024, realizou uma apresentação artística no Terreiro de Crioulo, no dia 05 de outubro, em evento de comemoração pelos 12 anos de existência desse importante espaço de celebração e resistência das culturas negras de terreiro em Realengo, Zona Oeste.
Com programação cultural ativa, o espaço dedica-se, principalmente, porém não de forma exclusiva, à defesa e manutenção das tradições do samba e da cultura negra no Rio de Janeiro.
No evento de comemoração pelo aniversário do Terreiro de Crioulo, o grupo “Corpo, Voz e Tambor” realizou uma roda de toques de atabaque e danças, protagonizada por estudantes do CPII integrantes do grupo, apresentando ritmos como jongo, samba e maculelê. O grupo é desenvolvido dentro do PIAC desde 2022 e dedica-se à temática central do atabaque como instrumento musical presente em diversas manifestações culturais de origem afro-brasileira na cultura popular, com objetivo de trazer tais práticas para o espaço escolar, negociando com os saberes locais e construindo a formação dos estudantes com outras formas de ensino/aprendizagem.
O evento contou, ainda, com uma feijoada, expressão cultural da gastronomia afro-brasileira, roda de samba e participação do Mestre Nei Lopes, compositor de sambas com exaltação à memória e história da comunidade negra, cantor, escritor e estudioso das culturas africanas em seu continente de origem e na diáspora.