Hospital Estadual Eduardo Rabello abriga o Instituto Estadual de Olhos em Vasconcelos

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 12 de abril de 2025

O Hospital Estadual Eduardo Rabello, antigo IASERJ, especializado em atendimento geriátrico em Senador Augusto de Vasconcelos, recebeu nesta segunda feira (07), em suas instalações, o Instituto Estadual de Olhos (IEO), primeira unidade pública estadual dedicada exclusivamente ao tratamento oftalmológico pelo SUS.

O instituto funcionará no prédio anexo ao Hospital Estadual Eduardo Rabello, antigo IASERJ, e terá capacidade de realizar mais de 400 cirurgias e mil consultas por mês. Os pacientes serão encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), e poderão fazer cirurgias de catarata e glaucoma.

Com investimento de R$ 5,7 milhões, o instituto conta com duas salas cirúrgicas, sete leitos de recuperação pós-operatório, além de seis consultórios para exames e consultas. O IEO dispõe de uma variedade de serviços: consultas para ceratocone (aumento da curvatura corneana), catarata, córnea, estrabismo adulto, glaucoma, plástica ocular, pterígio (crescimento de um tecido fibrovascular na córnea), entre outros. O Rio Imagem deverá ser a próxima conquista da região.

Tecnologia na saúde

A unidade conta com aparelhos modernos, como a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), que analisa todas as camadas da retina. A OCT não usa radiação, mas feixes de luz para obter as imagens. Desta forma, o exame pode ser realizado quantas vezes forem necessárias. O Instituto realizará exames de Ultrassonografia do Globo Ocular, Mapeamento de Retina, Retinografia Digital (foto da retina, do nervo óptico e do fundo do olho), Tomografia de Macula (ponto central da retina) e do Nervo Óptico e⁠ Topografia de Córnea (investiga alterações na superfície do tecido ocular) etc.

“Nessa unidade, os profissionais vão aplicar nos pacientes a modalidade chamada “Day Hospital”, que prevê o retorno do paciente para casa no mesmo dia da realização da cirurgia. Isso tudo otimiza ainda mais os procedimentos e possibilita que um maior número de pacientes consiga ser atendido – explicou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Reforma no Hospital Eduardo Rabello

Com 51 anos de funcionamento, o Hospital Estadual Eduardo Rabello, unidade voltada para atendimento geriátrico, passou por obras de ampliação e modernização. O Governo do Estado investiu R$ 13 milhões na unidade para aumentar a capacidade de 31 para 69 leitos. Dos 69 leitos, sete são de Terapia Intensiva, garantindo que a unidade possa receber pacientes com maior gravidade. A fachada do hospital também foi recuperada, assim como o acesso das ambulâncias, a recepção, o laboratório e o refeitório. O HEER promove atendimento em 14 especialidades: cardiologia, fisiatria, gastroenterologia, ginecologia, homeopatia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e odontologia. Por ano, a unidade realiza 349 mil atendimentos entre consultas de cardiologia, ginecologia, ortopedia, exames de imagem e laboratoriais.

Por: Jessé cardoso/Ass. de Imprensa

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER É DE GRAÇA

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA ZONA OESTE É DE GRAÇA !

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: