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Inaugurado o Terminal Rodoviário Mato Alto em Guaratiba
A prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (19/5), o Terminal Rodoviário Mato Alto, em Guaratiba. A antiga estação Mato Alto foi demolida (490 m²) e deu lugar a um terminal 15 vezes maior, com 7.390m². Ele proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os articulados do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
O novo Terminal Mato Alto operará em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Norte e Sul), totalizando 1.007 metros quadrados de área coberta; dois bicicletários de 240 metros quadrados de área construída, com 512 vagas de bicicletas; e uma ciclovia com 2.750 metros de extensão.
O terminal alimentador e o bicicletário Norte (que atende aos passageiros no sentido Barra – Santa Cruz/Guaratiba) estão em funcionamento. Já o terminal alimentador e o bicicletário do lado Sul (sentido Santa Cruz/Guaratiba – Barra) terão as obras iniciadas na próxima semana, com previsão de 90 dias para a conclusão. A estação provisória Sul, montada no ano passado para atender à população, será desmobilizada para dar lugar às obras do espaço definitivo.
Enquanto durarem as obras deste terminal alimentador Sul, os ônibus regulares que parariam nesse local serão deslocados para o terminal alimentador Norte, de onde os passageiros poderão também acessar o sistema BRT. Uma grande passarela foi construída no eixo central da Avenida Dom João VI.
A obra do Terminal Mato Alto incluiu ainda dois novos viadutos, com extensão total de 590 metros, além de retornos para veículos comuns.
Sete linhas de BRT irão operar no novo terminal
Além das duas linhas que operam a partir do Mato Alto, 13 (Mato Alto x Alvorada – expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada – parador), outras cinco linhas de BRT farão parada no novo terminal. São elas:
10 – Santa Cruz x Alvorada – expresso – intervalo de 4 minutos, no pico da manhã, e de 6 minutos, no da tarde
11 – Santa Cruz x Alvorada – parador – noturno, intervalo de 12 minutos
12 – Pingo D´Água x Alvorada – expresso – intervalo de 3 minutos, pico da manhã, e 6 minutos, no da tarde
19 – Pingo D’Água x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 8 minutos
20 – Santa Cruz x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 7 minutos
A linha 13 vai operar com intervalos de 5 minutos no pico da manhã, e 6 minutos no da tarde. Já na linha 25, os intervalos serão de 6 minutos no pico da manhã e da tarde.
Linhas de ônibus nos terminais alimentadores
Linhas que fazem ponto final nos terminais alimentadores:
872 (Praia de Sepetiba – Terminal Mato Alto)
885 (Terminal Mato Alto – Santa Cruz)
853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
SV853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
883 (Bangu – Terminal Mato Alto).
Linhas que passam pelos terminais alimentadores:
852 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
SP852 (Terminal Campo Grande – Piraquê)
866 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
857 (Terminal Campo Grande – Terminal Pingo d´Água)
867 (Barra de Guaratiba – Terminal Campo Grande).
A reconstrução plena do transporte público no Rio só vai acontecer quando o serviço atender todas as regiões da cidade, aquelas fora dos corredores Transbrasil, Trancarioca, Transoeste e Transolimpico, A maior parte dos cariocas, aqueles que fazem o trajeto residência-centros comerciais, em busca de produtos e serviços essenciais, ou mesmo indo trabalhar, ainda sofre com a péssima qualidade do serviço oferecido nas linhas de ônibus operadas pelos consórcios formados pelas empresas privadas. Horários irregulares, intervalos longos, falta de climatização e frota em péssimo estado de conservação, são algumas das irregularidades.