O Edamame da Embrapa
A Embrapa Agroindústria de Alimentos localizada em Guaratiba, apresentou no evento Expo Zen, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Leblon, nos dias 9 e 10 de novembro, através de oficinas de alimentação saudável o livro – “Pães, bolos e biscoitos sem glúten – Receitas fáceis e saborosas”.
Livro de receitas de panificação e confeitaria sem glúten
Uma coletânea de receitas – desenvolvidas em várias Unidades da Embrapa no Brasil – avaliadas nutricionalmente e testadas tecnologicamente em ambiente culinário, através de um trabalho da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) em parceria com o Centro Brasileiro de Apoio Nutricional (CBAN), resultou na organização e publicação de um livro, em formato digital (e-book), com receitas de panificação e confeitaria voltadas ao público com restrições alimentares relacionadas ao trigo e/ou glúten, além de pessoas que desejam reduzir o trigo na dieta. O livro “Pães, bolos e biscoitos sem glúten – Receitas fáceis e saborosas” já está disponível para download, de forma gratuita, no Portal da Embrapa através do link: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1160157/paes-bolos-e-biscoitos-sem-gluten-receitas-faceis-e-saborosas
Segundo a equipe que atuou no projeto, entre os fatores que influenciaram a decisão de organizar o livro está a baixa disponibilidade de produtos isentos de glúten com características nutricionais diferenciadas, principalmente, no que se refere aos produtos de panificação e de confeitaria, sendo isso uma questão constantemente levantada pelas Associações de Celíacos do Brasil (Acelbra) como obstáculo para ampliar a oferta de preparações culinárias para o público interessado. Segundo essas associações, apesar dos esforços das indústrias de alimentos, o mercado brasileiro ainda é carente na oferta de produtos industrializados isentos de glúten e que, quando encontrados, o preço é mais alto em comparação aos similares contendo trigo e, nem sempre, a qualidade nutricional é atendida.
Edamame da Embrapa
O Edamame é um alimento tradicional no Oriente que vem ganhando popularidade no Brasil. Atenta às necessidades do mercado, a Embrapa desenvolveu a cultivar BRS 267, que produz grãos grandes, de sabor suave, cozimento rápido, textura e aparência similares a outras leguminosas como o grão-de-bico, a ervilha e alguns tipos de feijões. É uma soja com sabor diferenciado e uma opção para a agricultura familiar ou orgânica, que já está sendo cultivada em oito estados no Nordeste, Sudeste e Sul. Atualmente, a maior parte do consumo de edamame no Brasil é de produto importado e a Embrapa está buscando a estruturação de uma cadeia de valor nacional.
Para o consumidor disposto a consumir grãos de soja com sabor e textura diferenciados, o edamame é uma alternativa interessante. Trata-se de um alimento com alto valor agregado e de fácil preparo. O teor de proteína é, em média, entre 13 a 15 g/100 g. Pode ser consumido em lanches ou preparações culinárias como sopas e saladas. O edamame deve ser submetido ao processamento térmico antes do consumo e pode ser comercializado fresco, refrigerado ou congelado, em maços, em vagens, em grãos ou alimentos processados. Mais informações sobre o edamame da Embrapa no link: https://www.embrapa.br/soja/edamame (colaboração: Ana Lucia Ferreira, jornalista da Embrapa Agroindústria de Alimentos – MTb 16913/RJ)