Oficina de doce na Embrapa Guaratiba capacita moradores da zona oeste

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 26 de março de 2025

Doce Encontro reuniu em Guaratiba, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, na sede da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ), no dia 20 de março, pais, mães de alunos e funcionários do Ginásio Educacional Tecnológico-GET Alzira Araújo, de Campo Grande, também na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mais do que aprender as técnicas para a produção do doce de banana em massa com a pesquisadora Renata Torrezan, os participantes levaram para casa conhecimento e estímulo para novas possibilidades. “Essa oficina mexeu com a autoestima delas, de aprenderem novamente, de serem mais independentes, mais autônomas”, disse emocionada a professora Simone Pralon, diretora do GET. 

 
O evento é parte do projeto CNPq Popularização da ciência de alimentos como forma de promover a manutenção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis, liderado pelo analista Rodrigo Campos, da área de Transferência de Tecnologia. Desde 2024, a equipe do projeto vem realizando ações de capacitação em comunidades  e ambientes escolares localizados em áreas de vulnerabilidade social.  “Proporcionar através da Ciência conhecimento para capacitar as pessoas e elas poderem buscar melhores oportunidades, é gratificante”, disse o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, André Dutra.

 
Entre os participantes deste primeiro Doce Encontro, foi possível conhecer diferentes histórias. Entre mães atípicas e mães moradoras de áreas conflagradas, o único pai presente chamou a atenção.  José Antônio Flores Ovalles, venezuelano, refugiado no Brasil,  viu na capacitação uma possibilidade de aprendizado e até quem sabe um novo caminho a seguir no país. “Muito agradecido pela experiência. Como estrangeiro, estar aqui é muito importante,  quem sabe posso colocar em prática no futuro”, comentou Ovalles. 

 
Ao final da capacitação, já pensando nas próximas oficinas, o analista Rodrigo Campos era um dos mais entusiasmados. “O que nos deixa felizes é saber que contribuímos com o nosso trabalho para a capacitação dessas pessoas. Os relatos que ouvimos, as expectativas deles, a ansiedade pela capacitação é tudo muito comovente”,  afirmou Campos. 

 
Conheça o projeto:
Popularização da ciência de alimentos como forma de promover a manutenção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis é um projeto financiado pelo CNPq, aprovado em 2024. Com duração de um ano, o projeto  prevê ações de popularização da ciência por meio de atividades em comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

 
A ideia é valorizar os saberes tradicionais e integrá-los ao conhecimento científico, promovendo uma cultura científica inclusiva e diversa, reconhecendo a importância do diálogo entre diferentes formas de conhecimento. Além disso, pretende-se que com a capacitação dos participantes em técnicas agroindustriais, assim como a capacitação para a produção e incentivo à comercialização de alimentos contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes em suas comunidades, promovendo o desenvolvimento social sustentável.

Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Foto: Ana Lucia Ferreira

Contatos para a imprensa
analucia.ferreira@embrapa.br
Telefone: 21993391850

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER É DE GRAÇA

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA ZONA OESTE É DE GRAÇA !

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: