Prefeitura instala lavatórios para à população de rua em 4 bairros da Zona Oeste
A Prefeitura do Rio de Janeiro instalará ainda nesta semana lavatórios móveis em 4 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) – da Zona Oeste. São eles: Creas Professora Aldaíza Sposati – Realengo -, Creas Zilda Arns Neumann – Campo Grande -; Creas João Manuel Monteiro – Pedra de Guaratiba – e Creas Padre Guilherme Decaminada em Santa Cruz. Os lavatórios têm saída de água e suportes para sabão líquido e álcool em gel e ficarão no principal acesso das unidades, que atendem prioritariamente pessoas em situação de rua.
– Nossa maior preocupação é que todos se protejam. Lavar as mãos, como dizem os especialistas da área médica, é a melhor maneira de se prevenir contra o novo coronavírus. E vai ter também o álcool em gel nos suportes para todos usarem – disse o prefeito Marcelo Crivella.
As secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Infraestrutura estão responsáveis pela iniciativa e têm feito várias ações conjuntas desde o início da pandemia, como a distribuição de kits de higiene à população de rua, equipamentos de segurança como luvas e máscaras para os profissionais que lidam diretamente com atendimento ao público, higienização reforçada nos abrigos, confecção e distribuição de máscaras para a população que utiliza transportes públicos, adaptação de espaços para abrigos temporários, tendas de atendimento em locais de grande concentração de pessoas em situação de rua, entre outras ações importantes.