RPMont em Campo Grande marcou presença no G20
Com funções estratégicas nos megaeventos, a “tropa” de quatro patas do Regimento de Polícia Montada (RPMont) marcou presença no esquema de segurança do G20, dando maior eficiência às ações de prevenção em Segurança Pública
O RPMont – Regimento de Polícia Montada -, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade, mobilizou todo o seu efetivo a cavalo no policiamento do entorno do Museu de Arte Moderna (MAM), onde os chefes de estado se reuniram. A unidade mobilizou diariamente uma esquadra de 12 cavalos, com o objetivo específico de evitar aglomerações.
Os agentes do RPMont também foram empregados na Zona Portuária durante o G20 Social e na orla marítima da capital, como parte da Operação Verão.
O policiamento a cavalo permite ao policial uma visão mais ampla, cobrindo uma área maior de extensão. Além disso, é importante como agente de policiamento de proximidade, por cativar a simpatia do público, especialmente entre as crianças.
– A utilização de animais na área de segurança pública é antiga, especialmente os cavalos que começaram a ser utilizados no Império Persa. Apesar de tantos séculos de distância, continuam insubstituíveis para algumas missões – afirma o secretário da SEPM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.