Vereador Zico aprovou lei e fez parceria com o executivo
O vereador Zico tem colhido frutos da lei que ele mesmo aprovou, a Lei Zona Oeste, a raiz, que define quais são os 22 bairros da Zona Oeste, permitindo tanto o executivo quanto o Legislativo verem a região com mais clareza. Assim, podem identificar suas principais demandas e confirmar a necessidade de grandes investimentos.
Influenciado pela lei Zona Oeste, a raiz, o vereador Zico fez parcerias com o poder executivo e ajudou a eleger tanto o secretário de educação Renan Ferreirinha, quanto deputado Eduardo Cavaliere, agora candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Paes, com quem tem planejado políticas públicas para importantes setores da região.
Projeto Sentidos foi o primeiro resultado
Renan Ferreirinha lançou recentemente o “Projeto Sentidos”, baseado em três leis aprovadas pelo vereador: a que implanta a inclusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, no currículo escolar, no âmbito da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro; a que reconhece o Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas, e a que obriga
as unidades públicas de educação especial de ensino a instalar audiotecas escolares, no âmbito do Município do Rio de Janeiro.
O objetivo do Projeto Sentidos é proporcionar meios de inclusão às pessoas cegas ou deficientes visuais. Isso contibui para a obtenção de uma vida com mais qualidade por meio da educação, profissionalização, capacitação e entretenimento.
O projeto já está presente na E.M Cora Coralina, no Votorantim, no Ciep Dr. Ernesto Che Guevara e na E.M. Tia Dulce. Em breve estará disponível em toda rede pública da Zona oeste e da cidade. https://www.instagram.com/ Educação Especial: vereador Zico pede uma unidade do IHA – Instituto Helena Antipoff em Campo Grande
Vem aí o Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA)
Outra iniciativa do vereador em prol da educação apontou a necessidade da implementação de uma Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Crianças, adolescentes, jovens e adultos, é o público-alvo da Educação Especial.
A proposta foi bem recebida pelo secretário que planejou instalar na Rua Amaral Costa, em Campo Grande, uma unidade do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA). O Instituto é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que desenvolve materiais e recursos didáticos, faz avaliações e programas de formação continuada para os profissionais envolvidos com a Educação Inclusiva.